sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Grandes invenções na área da saúde

 Radiografia   

     A Historia da Radiografia iniciou em 1895,quando foi registrada a criação de uma importante descoberta médica, o primeiro aparelho de raios X, desenvolvido por Wilhelm Conrad Roentgen, na Alemanha. Passados pouco mais de dois anos, o médico brasileiro José Carlos Ferreira Pires já produzia as primeiras radiografias com finalidades diagnósticas da América do Sul, em Formiga, Minas Gerais.
       A primeira chapa radiográfica, feita em 1898, foi de um corpo estranho na mão do então ministro Lauro Muller, um de seus primeiros clientes. Entre 1899 e 1912, Dr. Pires adquiriu todos os tipos de tubos fabricados pela Siemens. 

Radioterapia

      A radioterapia tem sido usada como um tratamento contra o câncer há mais de 100 anos, com suas origens a partir da descoberta dos raios X em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Röntgen.
      O campo da terapia com radiações começou a crescer no início de 1900, em grande parte devido ao trabalho inovador da vencedora do Prêmio Nobel, a cientista Marie Curie, que descobriu os elementos radioativos polônio e rádio. Isso começou uma nova era no tratamento médico e na investigação diagnóstica. Radium foi usado em várias formas, até meados de 1900, quando as unidades de cobalto e césio entraram em uso. Aceleradores lineares médicos têm sido usados como fontes de radiação desde a década de 1940.
   Com a introdução da tomografia computadorizada, o planejamento tridimensional tornou-se uma possibilidade e criou uma mudança significativa na radioterapia permitindo que os médicos determinem com mais precisão a distribuição da dose.

Antibiótico

    Antibiótico é uma droga com capacidade de interagir com microorganismos mono ou pluricelulares que causam infecções no organismo. Se as primeiras substâncias descobertas eram produzidas por fungos e bactérias, atualmente são sintetizadas em laboratórios farmacêuticos e têm a capacidade de impedir ou dificultar a manutenção de um certo grupo de células vivas.
   A penicilina foi o primeiro antibiótico usado com sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias. A palavra antibiótico vem do grego e significa contra a vida – não contra a nossa vida, mas contra a vida das bactérias, é claro. Antes do desenvolvimento da penicilina, muitas pessoas morriam de doenças que, hoje, não são mais consideradas perigosas. Só para você ter uma idéia, apenas machucar-se num prego, por exemplo, poderia, eventualmente, levar à morte.
    Alexander Fleming foi o cientista que descobriu a penicilina. A descoberta aconteceu em 1928, enquanto o pesquisador trabalhava num hospital de Londres, na Inglaterra, em busca de uma substância que pudesse ser usada no combate a infecções bacterianas (causadas por bactérias). Fleming havia trabalhado como médico em hospitais militares durante a Primeira Guerra Mundial e, por isso, sabia o quanto era urgente produzir esse medicamento.



Alexander Fleming
Antibiótico


Nenhum comentário:

Postar um comentário